+55 11 5908-8300

Transcriação

Voltar
Transcriação

A boa tradução de textos publicitários

Grandes corporações em todo o mundo já caíram na armadilha de ter suas campanhas publicitárias “t r a d u z i d a s“ para outros idiomas e países. Gafes que se tornaram quase tão famosas quanto as marcas de peso que as sustentaram, demandaram investimentos de vulto para apagar as máculas deixadas. Quem contrata tradução de textos publicitários precisa conhecer a transcriação para escapar deste perigo.

Tradução de textos publicitários recebe nova nomenclatura

Finalmente a tradução de textos destinados à publicidade está recebendo uma nomenclatura mais adequada, trazendo consigo ampliação dos parâmetros para a atividade, normatização que define com maior clareza os diferenciais a serem contemplados, a perfeita compreensão do novo escopo e a consequente melhora dos resultados. Isto se refletirá também na ampliação dos conceitos sobre esta atividade por parte das universidades, beneficiando o aluno e as empresas de traduções que os contrata.

Transcriação é um novo tipo de tradução?

Sim é um novo tipo de traduçao. Assim como no serviço de versão, de interpretação, legendagem e tantos outros, a nomenclatura é essencial para diferenciar todo o contexto de expectativas, contratação, direcionamento, execução e especialização e avaliação dos padrões de qualidade e custos.

A transcriação é uma tarefa que faculta ao tradutor uma maior liberdade na transmissão dos conceitos percebidos no texto original, priorizando a transferência de significado. Muito mais que traduzir, a tarefa exige uma adaptação dos textos para um estilo que tem como missão conquistar o público alvo, levando em consideração as características culturais e de competitividade daquele novo mercado.

De que forma esta mudança afeta as empresas de traduções?

Para as empresas de tradução, a adoção do termo transcriação irá resolver vários tipos de problemas, como por exemplo o de definição e normatização da atividade, especialização da equipe, maior clareza quanto ao atendimento das expectativas dos contratantes do serviço, bem como a justificação das diferenças de padrões de qualidade e de custos.